Campanha da Fraternidade 2019 + Observatório Social

04 de abril de 2019 11:18

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Desde o início da Campanha da Fraternidade, em 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem através deste instrumento evangelizando e motivando a participação da sociedade na busca de soluções para temas relevantes e que impedem que o Reino de Deus aconteça de forma plena.

Ao longo desses anos, vários temas foram debatidos/abordados levando a sociedade como um todo a pensar, refletir e principalmente agir, na busca de como superar esses obstáculos que de alguma forma impedem a convivência plena da fraternidade, da justiça e do amor.

Neste de ano a CF tem como tema: “FRATERNIDADE E POLÍTICAS PUBLICAS”. Conforme o TEXTO-BASE em sua página 19, item 14, descreve que Políticas Públicas é: “ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis”.

No item 21, pagina 20 completa: “(…) não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos…”.

Dentro deste contexto de agir algumas sugestões de ações são colocadas para que a sociedade participe ativamente na construção das políticas públicas e mais ainda, estimulando o acompanhamento no uso dos recursos e serviços públicos de modo consciente. Uma das formas de participação que está no TEXTO-BASE  página 90, item f é: ”Incentivar a criação de observatórios sociais pelo país,  em âmbito municipal, estadual e/ ou nacional, com membros competentes e idôneos e com estrutura mínima de ouvidoria, diagnostico, pesquisa, comunicação e monitoramento das iniquidades e /ou inconsistências para que se tornem uma referência de seriedade e um porto seguro e isento a qualquer cidadão brasileiro”.

Rio Claro/SP e em outros 140 Municípios espalhados por  16 estados brasileiros, contam com os Observatórios Sociais, com a missão de: atuar como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados”.  

Ajude-nos a divulgar Observatório Social do nosso Município e principalmente venha fazer parte sendo um voluntário, agindo de forma proativa no acompanhamento dos gastos/recursos públicos, para que sejam utilizados de forma ética e transparente, atendendo os anseios da sociedade.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – RIO CLARO – SP

www.rioclaro.osbrasil.org.br                                                 

rioclaro@osbrasil.org.br

(19) 3526-5004

Rua 3, 1431 – Centro

13500-161  – Rio Claro – SP

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Rio Claro

Observatório Social do Brasil de Rio Claro

Rua 3, 1431
CEP: 13506-161
Telefone: (19) 3526-5004
E-mail: rioclaro@osbrasil.org.br